Retorno a essa "rede social" que até então estava hibernando no meu celular. O projeto 1% continua em progresso, os dias se passaram e me sinto muito menos ansiosa e procrastinadora. Pude obter diversas reflexões e vim aqui compartilha-las com vocês leitores.
Recentemente obtive um segredo, que fez mudar minha perspectiva de vida e propósito. Isso fez com que aplicasse o máximo na minha vida o pensamento de que as coisas mais simples, tem valores inestimáveis. Estamos vivendo em uma realidade onde devido ao uso excessivo de redes sociais destorcemos as prioridades da nossa vida e nos tornamos suscetíveis a pressões e comparações extremamente prejudiciais. Dito isso, vou dizer o que estou fazendo para retomar a existência próspera que quero viver.
O trabalho nunca teve tanto significado quanto tem hoje, e meu crescimento e desenvolvimento constante se da pelo poder que obtive de fazer das criticas e comentários negativos, o combustível da minha bateria. Quando comecei a trabalhar com tranças sentia que era inevitável me comparar, mesmo sendo muito jovem me sentia atrasada em relação aos outros profissionais e era extremamente desmotivada quando recebia comentários como "Tranças não dão dinheiro", "Arruma um trabalho de verdade", "Você foi burra de largar a escola pra isso", "Qual é a sua garantia?", entre diversos outros. Mas agora percebo que a aprovação nunca fez diferença, pois essas mesmas pessoas comentam hoje, como estou prosperando rápido e que sentem orgulho. Em certas situações essas palavras não vem com maldade eminente e sim com preocupação e insegurança, não com o ouvinte e sim da própria boca que conduta. Tendo em mente isso, ando me tornando cada vez mais incorruptível e confiante. Um exemplo dessa situação é aqui e agora, muitos podem pensar que é uma besteira desnecessária escrever um pensamento individual e levar a público, e ainda sim poder ter uma quantidade ridiculamente baixa de leitores, mas a realidade é que pouquíssimas pessoas tem a capacidade de se manter constante e motivado a fazer isso sem a intenção de ganhar lucro.
Em minhas redes sociais nos últimos 8 meses consegui ganhar mais de 70 mil seguidores, isso ocorreu devido a constância e qualidade dos conteúdos que postei. Optei por usar uma estratégia onde decidi falar sobre temas polêmicos, usei características como a minha idade, resultados, ganhos, criticas sociais...
Mas por que? Começamos com a minha idade, ao ser jovem e falar sobre ganhos e um esforço tremendo, trabalhar 16 horas por dia, que a realidade do Brasil não está acostumado a ver. Abre brecha para pessoas que ficaram encantadas com tais decisões e consequências, mas também haverá o público que se sentirá ameaçado por cometer os erros que comentei anteriormente, a insegurança e comparação. Essas pessoas tentarão de toda forma desvalidar o esforço e diminuir qualquer característica que pra você será motivo de orgulho.
Ao compartilhar com mundo seus resultados, existirão aqueles que usarão da sua história como uma inspiração. Se identificando com os passos da sua trajetória, e reconhecendo um pouco de si no próximo. Mas ocorre na internet, mais do que em qualquer outro lugar, os extremos. Bons resultados causarão inveja, mas lembre-se que devemos fazer, seja o que for, pelos nossos propósitos, de preferência que eles sejam bons. Não tem mal algum querer mais da vida, ter a oportunidade de viver experiências novas e únicas, prosperar tendo uma família... Mas haverão aqueles que dirão que esses objetivos são egoístas, que você deveria colocar preços mais baixos em seu trabalho por não estar sendo inclusivo o suficiente, que você está se apropriando de algo que não é seu para lucrar e pisar em cima dos outros, e diversas outras atrocidades disfarçadas de uma falsa empatia e humildade.
Cara que massa vey vê uma jovem me inspirar tanto eu tranças a 7 anos já passei por várias situações que eu realmente poderia pensar em desistir mais depois que vi outras garotas mais nova que eu assim como vc me deu forças pra não desistir e decidi trabalhar profissionalmente com as tranças a 8 meses larguei tudo pra viver das tranças e sou muito feliz porque é algo que me faz feliz me completa
Belo texto!
Consegui extrair grandes lições, é uma pena ter comentários desse tipo. As tranças não são valorizadas e muitos tem a capacidade de dizer que não é trabalhado, também já ouvir muito isso, mas quando ver você dando valor ao seu serviço, choram pelos cantos e fazem questão de diminuir ainda mais a profissão. Isso diz mais sobre eles do que sobre nós, continuemos assim, nos valorizando, Pq realmente, trança é luxo e faz quem pode.
Trança é arte, trança è serviço, trança é tempo, trança é talento, trança é dom prestado, trança é autoestima, trança é autocuidado, trança é muito pra quem tem pouco e merece ser valorizado, merece ter espaço no mercado como algo luxuoso, só sabe o trabalho quem faz, só sabe o suor quem um dia sentiu o gosto do começo, fazemos o mínimo que é nos valorizar e valorizar aquilo que fazemos.