Projeto 1%
Com certeza você já deve ter se deparado com esse título ínumeras vezes, provavelmente em vídeos feitos por coachs de auto ajuda. Mas caro leitor entenda que esse projeto significa muito mais pra mim, do que pra você. Se você foi curioso o suficiente para ter chegado até aqui, deixe-me apresentar, sou Ágata Sophia.
Uma jovem preta, nascida pobre que de alguma forma despertou a vontade de mudar de vida. Não tão ambiciosa e arrogante ao ponto de querer mudar o mundo, mas o suficiente para querer mudar a perspectiva de quem está a minha volta. Hoje me deparo com uma mesa cheia de oportunidades a minha frente, mas em cada oportunidade vejo o tempo, esforço e sacrifícios que vem com ela. Qual o real motivo de estar escrevendo isso? Bem... estou tentando ser 1% melhor a cada dia. Já estive em um quarto escuro e vazio, onde tudo parecia não fazer sentido e me vi sem esperança de existir algo melhor.
Quero ser tantas coisas, além do que já sou, mas é importante reconhecer que tudo é um processo, ás vezes longo, e um pouco angustiante, mas cabe a nós desenvolver nossos olhos para ver beleza e prosperidade em nossas próprias ambições antes que se tornem realizadas.
Uma das principais etapas desse projeto é a anotação, que nada mais é do que eu já estou fazendo. Compartilhando ou não, as coisas primeiramente precisam estar no papel para depois sair dele. Com um acúmulo de pensamentos que se dissipam com o tempo, eterniza-los, não necessariamente de forma poética, é a melhor forma de traçar sua trajetória de vida. Vivemos em um tempo de pessoas perdidas, não pela falta de oportunidades e sim por uma desvinculação de princípios básicos. Ser acomodado é mais "fácil", para os instintos do nosso cérebro, com certeza. Porém angustia, desamparo e imersivas reflexões devido a crises existenciais, já não são tão simples de resolver. Cansei de me deparar com o tédio de não saber, ou não querer, tomar decisões que sei que são cruciais para minha vida. Tantos objetos e bens com diversas funcionalidades que não estavam tendo a devida utilidade.
Hoje resolvi começar a escrever aqui, assim como resolvi pintar um quadro com as tintas que estavam em vão, não ficou tão bonito, mas é nesse momento que o hábito deve vir a tona. Também li 20 páginas do livro que a um mês prometi que ia termina-lo, e nunca mais o encostei. Anotei as minhas principais metas, e a cada dia vou buscar estar mais próximo delas, sem focar no objetivo principal e sim nas pequenas peças que formam o todo.
Se você leu até aqui, muito obrigada, espero que possa continuar me ajudando para te ajudar!
Que lindo, e inspirador 👏🏻👏🏻👏🏻❤